APIAI

AcronymDefinition
APIAIAleutian Pribilof Island Association Inc. (nonprofit tribal organization)
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A mencao a coleta de louca utilitaria de Apiai aparece em texto do artista plastico Oswald de Andrade Filho, um dos membros da Comissao Paulista, no jornal Correio da Manha de 3 de novembro de 1950, quando se pensava na selecao de material para representar o modulo dedicado ao estado de Sao Paulo, na exposicao comemorativa: "entre os vasos escolhidos, ha verdadeiras obras de arte, nao somente pelo formato como pelo desenho.
Alem de ornamento, forma, "conservacao do estilo" e tecnica, Sheuer indica Apiai como "nucleo de tradicao e de geracao de paneleiras que teve o maior desenvolvimento", mas em 1962, os efeitos do progresso, de acordo com a autora, reduziram o numero de mulheres em atividade--eram quatro no bairro de Pinheiros (.
Como parte das atividades de final de curso, com seus proprios recursos, transporte cedido pela prefeitura de Apiai, Haydee Nascimento emprega tecnicas do moderno etnografo em campo: "ir, perguntar, anotar, fotografar" para "nao perder os pormenores" em visita aos bairros rurais, a fim de fazer registros publicados em Ceramica folclorica de Apiai, em 1974.
A "biografia" ou "carreira" (Kopytoff, 1986) que, das expressoes "isso do barro", "luta do barro", "nesse servico" empregadas pelas mulheres, se constitui como ceramica de Apiai nao pode ser dissociada das atividades acima em que objetos de uso redefinem-se como objetos de folclore por meio da atividade de folcloristas --como objetos/documentos associados a um modo de vida numa determinada area.
A escolha do titulo "Barro e encante", em lugar de area delimitada expressa em ceramica de Apiai (Sheuer, 1976; Nascimento, 1974; Cedran, 1979; Bardi, 1980), privilegia os significados que constituem a atividade, nas palavras de Ana Goncalves (Heye e Travassos, 1989, p.
174); em 1981, o Masp, dirigido por Bardi, abriga a exposicao Ceramica de Apiai.
Em contraste, ao privilegiar a Casa de Artesanato Municipal de Apiai, levei em conta a peculiaridade desse lugar que, em sua sala "acervo", de guarda e exibicao, espelha o processo de migracao das pecas para diferentes contextos e a classificacao como "ceramica de Apiai".
A Casa de Artesanato Municipal de Apiai, como um ponto de vendas, evidenciava-se --e ainda se evidencia--na pequena sala que abrigava objetos variados: bonecas de pano, panos de prato, artigos feitos de papel reciclado, utensilios em palha e taquara, objetos em madeira.
Contudo, nessa versao prevalece a mostra de tecnica correspondente a unidade geografica, e nesse sentido, o proposito consistiu em estabelecer a oposicao de duas areas culturais de referencia: Apiai (SP), com a tecnica do rolete--sobreposicao de cilindros de barro--em contraste com Maragogipinho (BA), com o uso de torno para a confeccao da louca de tonalidade vermelha com delicados desenhos de flores e folhas em branco, voltada principalmente para o abastecimento de feiras e mercados regionais.