JOGO

AcronymDefinition
JOGOJournal of Global Optimization (Springer Netherlands)
JOGOJust One Guy's Opinion
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A evolucao mundial dos jogos de empresas durante os ultimos 40 anos pode ser acompanhada em Faria, Hutchinson, Wellington e Gold (2009).
Foi identificado que para avaliar a tomada de decisao os estudos apoiaram-se em questionarios, filmagens de treinos e jogos com analises de peritos, utilizando-se tambem da observacao direta dos jogos.
O caso do Simulador de Operacoes Ciberneticas (SIMOC), utilizado pelo Exercito Brasileiro para a o treinamento de pessoal em seguranca cibernetica, e um exemplo do uso de elementos de jogos no apoio as atividades de ensino e instrucao.
A partir da percepcao de analisar as interacoes em termos dos conceitos de performance (SCHECHNER, 2003; EHRENBERG, 2010), bem como de consumo digital (MONTARDO, 2016), consideramos relevante investigar as condicoes da performance em sites de rede social (MONTARDO; SILVA, 2015a, 2015b, 2015c) na plataforma de streaming de games Twitch, cuja tematica sao os jogos digitais.
A Teoria dos Jogos e um compilado de tecnicas matematicas, utilizadas para auxiliar a analise de fenomenos de carater decisorio.
Jogos didaticos favorecem a concentracao, a curiosidade, a iniciativa e a autoconfianca (VYGOTSKY, 1998), bem como desenvolvem a capacidade afetiva (BRASIL, 2008).
Essa demanda causava desconforto nos oficineiros e na equipe tecnica dos servicos, sobretudo, por uma serie de pressupostos em relacao aos jogos e videogames.
Para estes individuos, a troca de alimentos de alto IG por alimentos com baixo IG ja e conhecida (Brand-Miller e colaboradores, 2003) porem como as jogadoras de futebol sao submetidas a treinamentos e jogos intensos em determinados momentos, acarretando na utilizacao dos estoques de glicogenio muscular e hepatico, estas recomendacoes podem ser desconsideradas em algumas situacoes.
Considerando essa comparacao entre o erro em IHC e o erro em jogos digitais, pensou-se em aplicar os principios de prevencao de Erro Humano ao design de jogos, contudo essas instrucoes sugerem ao designer que padronize ou limite a interacao do usuario com o sistema, com a intencao de diminuir o risco de acidentes (Reason, 1990).
Em relacao aos jogos infantis, as evidencias de certo "desaparecimento da infancia" (Postman, 1999) tal qual a conheciamos podem ser problematizadas ao lado da transformacao de certas praticas ludico-culturais construidas por criancas historicas e socialmente situadas, levando-nos a discutir sobre o que e possivel fazer "apos o desaparecimento" (Buckingham, 2000).
Ben-Zvi (2010) e Rafalski e Carneiro (2013) complementam afirmando que os jogos de empresas apresentam uma alternativa eficaz para o ensino tradicional, pois sao vistos como metodo de ensino que integra a teoria a prAtica.